sexta-feira, 18 de maio de 2012

Vacinação contra gripe sazonal, nós apoiamos!




A menos de oito dias para o fim da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe, que acontece até o dia 25 de maio, a Secretaria de Saúde do Estado do Rio de Janeiro informou que apenas 25% da população fluminense foi imunizada. O índice é considerado muito baixo em relação à meta estabelecida pelo Ministério da Saúde, fixada em 80%.
Veja aqui algumas resposta para as dúvidas mais comuns:

QUEM DEVE TOMAR A VACINA CONTRA A GRIPE?
 Todas as pessoas nas faixas e grupos indicados:
  • crianças de 6 meses a 2 anos completos.
  • idosos com 60 anos e mais.
  • gestantes, em qualquer período da gravidez.

POR QUE ESTES GRUPOS DEVEM TOMAR A VACINA CONTRA A GRIPE?
 O acompanhamento da distribuição da gripe, no mundo, mostra que todas as pessoas podem pegar gripe, mas alguns grupos mais vulneráveis como estes acima têm mais chances de complicações como a pneumonia, que levam a internamentos hospitalares e, algumas vezes, até a morte.

QUANDO TOMAR A VACINA?
 A vacina está indicada antes do inverno. Neste ano, a Campanha de Vacinação será de 5 a  25 de maio de 2012.

ONDE TOMAR A VACINA?
 As Unidades Básicas de Saúde estarão vacinando de 2ª a 6ª feira, de 8 às 17 horas. Veja neste link a lista de postos para o Município do Rio de Janeiro:  http://200.141.78.79/dlstatic/10112/132090/DLFE243015.pdf/PVsINFLUENZAsemana_site.pdf

POR QUE É PRECISO TOMAR A VACINA CONTRA GRIPE TODO ANO?
 Porque o vírus da influenza tem uma capacidade muito grande de mutação. A cada ano a Organização Mundial de Saúde recomenda uma nova composição da vacina conforme os tipos de vírus que estão circulando.

QUAL O TEMPO NECESSÁRIO PARA SE TER A PROTEÇÃO DA VACINA? 
Para que haja proteção adequada são necessários de 10 a 15 dias.

QUEM NÃO PODE TOMAR A VACINA?
  • Pessoas que tenham alergia grave à proteína do ovo ou à dose anterior da vacina.
  • O Ministério da Saúde recomenda precaução no uso da vacina para indivíduos que tiveram Síndrome de Guillain Barré, sendo indicada avaliação médica criteriosa de risco-benefício da vacina.
  • Em caso de doenças febris agudas moderadas e graves, recomenda-se adiar a vacinação até a resolução do quadro.

QUAIS AS REAÇÕES RELACIONADAS À VACINA CONTRA A INFLUENZA?
 A vacina contra a gripe é bastante segura e bem tolerada. Estudos indicam que as reações são pouco freqüentes e usualmente leves, tendendo a desaparecer espontaneamente após 48 horas e incluem:
• Enduração, vermelhidão e dor no local de aplicação.
• Mais raramente pode ocorrer febre, mal estar e dor muscular, 6 a 12 horas após a vacinação, caracterizando-se como um quadro autolimitado.

A VACINA PODE PROVOCAR A GRIPE?
 Não, a vacina não pode provocar a gripe, por que os vírus utilizados na preparação da vacina são inativados, ou seja, “mortos e fracionados”.  A ocorrência de quadros agudos respiratórios após a vacina, como gripes e resfriados, é apenas coincidente no tempo e não está relacionada com a vacina.

GRIPE E RESFRIADO SÃO A MESMA COISA?
Não. A gripe é uma doença muito contagiosa causada pelo vírus Influenza. Geralmente provoca febre alta, mal estar geral, dores musculares, dor de garganta e tosse, e pode evoluir para doenças mais graves como a pneumonia. Já o resfriado é causado por outros tipos de vírus e os sintomas são mais leves, como irritação na garganta, coriza (nariz escorrendo) e febre baixa.
A vacina disponível só protege contra a gripe e não contra o resfriado ou outras doenças infecciosas respiratórias.

A VACINA CONTRA A GRIPE PODE SER APLICADA  AO  MESMO  TEMPO  QUE OUTRAS VACINAS?
Pode ser aplicada junto com qualquer outra vacina.
Durante a campanha, as unidades de saúde poderão, também, atualizar o esquema de vacinação para as outras vacinas indicadas para cada grupo.
Ressalta-se que a proteção da população idosa e de gestantes contra o tétano acidental é, também, uma prioridade, visto que esta população é mais vulnerável aos acidentes, tornando-a suscetível à infecção pelo bacilo tetânico. Para proteção são indicadas três doses com intervalo de dois meses entre as doses. Doses anteriores da vacina, desde que registradas na carteira, são consideradas válidas para o esquema. Uma dose de reforço é recomendada a cada 10 anos, devendo ser antecipada para cinco anos em caso de acidente com risco de tétano.

O QUE É NECESSÁRIO PARA PARTICIPAR DA CAMPANHA?
É importante levar um documento de identidade e  a carteira de vacinas para avaliar a necessidade desta vacina e para anotar as vacinas aplicadas. Levar a carteira de vacinas das crianças de 6 a 23 meses é muito importante, pois com a carteira é possível avaliar se há registro de dose anterior, registrar a dose da campanha e se necessário agendar a segunda dose em 30 dias.

QUAL A ESTIMATIVA DE PESSOAS A SEREM VACINADAS?
A meta do Ministério da Saúde é vacinar 80% da população dos grupos vulneráveis definidos com a vacina contra a influenza totalizando, em 2012, no Município do RJ, 959.238 indivíduos.